Instituto Pensar - Mourão rebate críticas de DiCaprio e o convida para marchar na selva

Mourão rebate críticas de DiCaprio e o convida para marchar na selva

por: Mônica Oliveira 


O ator estadunidense demonstrou preocupação com as queimadas na Amazônia após conhecer dados do Inpe por meio de reportagem The Guardian (Reprodução Instagram)

Em reação à uma postagem do ator Leonardo DiCaprio, na qual acusa o presidente Jair Bolsonaro de "duvidar da gravidade” do desmatamento na Amazônia, o vice-presidente Hamilton Mourão convidou ele para "uma marcha de oito horas pela selva.”.

Contrariado, Mourão fez a fala em discurso durante seminário promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nessa quarta-feira (19), rebatendo as críticas do astro internacional quanto à preservação do bioma.

"Eu gostaria de convidar o nosso mais recente crítico, nosso ator Leonardo DiCaprio, para ele ir comigo aqui a São Gabriel da Cachoeira e nós fazermos uma marcha de oito horas pela selva, entre o aeroporto de São Gabriel e a estrada de Cucuí. E aí ele vai aprender em cada socavão que ele tiver que passar que a Amazônia não é uma planície. E aí entenderá melhor como funcionam as coisas nessa imensa região”, disse no Fórum Mundial Amazônia+21, debate entre governo e setor produtivo.

Aumento das queimadas

Segundo a Folha, ao saber do avanço das queimadas por meio de matéria do jornal inglês The Guardian, indicando o aumento de 28% em julho em relação ao mesmo período de 2019, DiCaprio manifestou preocupação em suas redes sociais na sexta-feira (14).

O ator compartilhou a reportagem do jornal inglês, escrita com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

"Dados preliminares indicam aumento de 7% em agosto. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, está sob pressão internacional para inibir as queimadas, mas duvidou publicamente delas no passado, culpando oponentes e comunidades indígenas”, comentou Di Caprio, que completou: "Os focos de incêndio no ano passado foram devastadores o suficiente, mas com o clima mais seco deste ano até agora, há preocupação de que o desmatamento no Brasil não esteja chamando atenção suficiente”.

O Instituto, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações, indica 6.803 focos de incêndio na Amazônia em julho de 2020 contra 5.318 em julho de 2019.

DiCaprio, alvo de Bolsonaro

Em novembro do ano passado, Leonardo DiCaprio foi alvo de Bolsonaro que o acusou de estar "dando dinheiro para tacar fogo na Amazônia", por meio de financiamento de Organizações Não Governamentais (ONGs).

A fala do presidente estava relacionada à prisão ilegal de quatro membros de uma brigada contra incêndios, que atuava em Alter do Chão, distrito do município de Santarém, estado do Pará.

Com informações da Folha e do Poder 360



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: